Governação e direitos humanos

 

Estamos empenhados em lutar pelos mais elevados padrões de governação empresarial e conduta ética nos negócios. Este compromisso é incutido em todo o nosso negócio, desde a sala de administração até à fábrica, e em todas as nossas operações e cadeia de fornecimento. 

VER AS NOSSAS POLÍTICAS

Direitos Humanos

De acordo com os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos e os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho desenvolvidos pela Organização Internacional do Trabalho, estamos empenhados nos princípios de respeito, diversidade, trabalho justo, remuneração justa, compensação e benefícios, que também se aplicam às nossas práticas de contratação pública. São respeitados em todos os países onde operamos e estão refletidos no nosso Código de Conduta, na nossa Declaração de Política de Cidadania Social e no nosso Relatório de Desenvolvimento Sustentável.

Na Smurfit Kappa temos milhares de fornecedores em todo o mundo, e consideramos os nossos fornecedores como parte integrante da cadeia de valor do nosso negócio. Estamos empenhados em trabalhar com os nossos fornecedores em conformidade com os nossos princípios e objetivos de sustentabilidade, onde distinguimos as áreas de conformidade, risco de desempenho, gestão, responsabilidade social e governação.

Governação da sustentabilidade

Nível do Conselho

O Conselho de Administração é o principal responsável pelo sucesso a longo prazo do Grupo, pela definição dos objetivos estratégicos do Grupo, pela direção e controlo do Grupo e pela revisão do sistema de controlo interno e gestão de riscos do Grupo. A consideração da sustentabilidade, incluindo as alterações climáticas, está em contínua evolução. Dada a natureza do nosso negócio e as nossas fortes credenciais de sustentabilidade, esta tem sido uma consideração da Direção desde há muitos anos. Mais recentemente, evoluiu e foi dada especial atenção às alterações climáticas. Em reconhecimento da importância da sustentabilidade em geral e das alterações climáticas em particular, o Conselho de Administração criou um Comité de Sustentabilidade, cujas responsabilidades são descritas a seguir.

Comité de Sustentabilidade

Criado em 2019, o Comité é responsável pela direção e supervisão da estratégia de sustentabilidade do Grupo. O Comité de Sustentabilidade do Conselho é responsável pelas alterações climáticas, e reporta ao Conselho em cada reunião sobre assuntos considerados na sua agenda, incluindo as alterações climáticas. Recentemente, tópicos-chave incluíram: uma revisão abrangente dos riscos e oportunidades das alterações climáticas; um maior apoio às comunidades em que operamos; e a melhoria da vida dos nossos empregados. O Comité de Sustentabilidade recebe atualizações regulares da administração sobre uma série de questões relacionadas com a sustentabilidade e as alterações climáticas. O recém-nomeado Diretor de Sustentabilidade do Grupo ("CSO") é também responsável por assegurar que as questões de sustentabilidade sejam comunicadas e discutidas nos comités do Conselho de Administração, conforme apropriado.

Comissão de Auditoria 

O Comité de Auditoria e o Conselho de Administração, juntamente com a direção, analisam os principais riscos empresariais enfrentados pelo Grupo. Ao rever e considerar os principais riscos do Grupo, são também tidos em conta os riscos emergentes. Durante vários anos, as alterações climáticas têm sido consideradas um risco emergente do Grupo como resultado de mudanças nos padrões climáticos que poderiam levar a eventos catastróficos que poderiam resultar em perturbações nos negócios e no aumento do custo das matérias-primas. As alterações climáticas a longo prazo têm sido elevadas a um risco principal para o Grupo. Além disso, o número crescente de leis e regulamentos ambientais e sobre alterações climáticas é um risco principal para o Grupo, que também é mencionado no Relatório Rick. Estes riscos estão sujeitos ao processo formal de gestão de riscos do Grupo.

Comité de Remuneração

O Comité de Remuneração é responsável por rever continuamente a adequação e adequação da Política de Remuneração. O Comité conduziu uma revisão da Política de Remuneração em 2020. Como parte desta revisão, a sustentabilidade foi considerada para inclusão nos incentivos a curto e longo prazo. O plano de incentivos a longo prazo, o Performance Share Plan, tem agora uma série de medidas de desempenho relacionadas com o clima, das quais o ESG representa 15%. Estas medidas incluem objetivos de redução de C02, redução da água e redução de resíduos.. 

Comité de Nomeações

O Comité de Nomeação é responsável pelo planeamento da sucessão no Conselho de Administração. A experiência e o conhecimento da sustentabilidade é uma consideração em novas nomeações. Isto tem sido claramente evidente nas recentes nomeações de Kaisa Hietala e Lourdes Melgar para o Conselho. 

TCFD

Em Maio de 2020 anunciámos o nosso apoio às recomendações da Task Force sobre Divulgações Financeiras relacionadas com o Clima ("TCFD") e incluímos a nossa primeira divulgação no Relatório Anual de 2020. Em 2021 e 2022 desenvolvemos significativamente a nossa divulgação, tal como descrito abaixo, o que é consistente com todas as recomendações do TCFD e com as divulgações recomendadas. Ao completar esta divulgação, fornecemos as divulgações recomendadas relacionadas com a mesma:

  • Governação
  • Estratégia
  • Gestão de risco
  • Métricas e objectivos
     

A nossa divulgação completa do TCFD está disponível no nosso Relatório Anual de 2022